Sindicato dos Empregados no Comércio de Ponta Grossa

Área de Atuação

Área de Atuação

O Sindicato dos Empregados no Comerciário de Ponta Grossa e Região representa e defende os trabalhadores do comércio das cidades de Arapoti, Carambeí, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Irati, Mallet, Palmeira, Ponta Grossa, Prudentópolis, Teixeira Soares e Telêmaco Borba.

 

Arapoti –Em tupi o nome do município significa "Campos-floridos" e em guarani significa "renascimento". A cidade possui um roteiro de turismo cultural denominado Linha Verde, onde podem ser visitados inúmeros atrativos como a antiga sede da fazenda Capão Bonito, o Parque Cachoeirinha, a Casa da Cultura na antiga estação ferroviária, a Feira do Produtor, o Moinho Holandês e a Colônia Holandesa. Cânions, rios e cachoeiras fazem parte do cenário rural da cidade.

 

Carambeí - Teve sua origem numa fazenda que era parada obrigatória no Caminho do Viamão entre a região centro-oeste do Rio Grande do Sul e o estado de São Paulo. Foi fundada por um grupo de imigrantes holandeses e desenvolveu-se a partir da Cooperativa Batavo (atual Cooperativa Frísia). A economia do município de está ligada ao cooperativismo  principalmente no setor agropecuário, com a produção de leite e seus derivados, expandindo os resultados para o setor comercial. Sua posição estratégica, bem no meio do antigo Caminho das Tropas, permitiu que Carambeí se desenvolvesse como um grande polo produtor de laticínios, sendo hoje uma das maiores bacias leiteiras do Brasil.

 

Fernandes Pinheiro - Criado através de Lei Estadual em 1995, quando desmembrado de Teixeira Soares, o município tem o agronegócio como principal recurso econômico da cidade, com fazendas de cereais, produtores de leite, gado de corte e a indústria madeireira, com significativa contribuição para a geração de empregos, agregando valor aos produtos comercializados.

Guamiranga - Rica em recursos naturais, a cidade possui belíssimas quedas d’água, em especial localizadas na comunidade do Tigre. Sua nascente encontra-se no interior de uma gruta, atrás de uma cachoeira de aproximadamente 10 metros de altura. Por possuir a maior parte da população concentrada na área rural a economia do município é caracterizada principalmente pelo setor agrícola, em seguida pelo industrial; ambos resultando em um movimento econômico comercial. Destacam-se ainda como opções de fonte de renda da população o artesanato e a vinicultura. O setor agrícola conta com a produção de fumo, soja, feijão e milho. A pecuária conta com a criação de gado, gado leiteiro, suínos e aves. O setor industrial é representado principalmente pelas olarias.

Imbituva – A cidade é forte no segmento industrial têxtil, o que a faz conhecida como "Cidade das Malhas", com destaque para as peças em tricô. Um fator industrial que vem se destacando também é o de calçados, atualmente empregando aproximadamente 1700 pessoas direta e indiretamente. Imbituva, conta hoje com cerca 50 indústrias do ramo têxtil. As malharias surgiram há mais de 25 anos e cada vez mais estão ganhando espaço não só no Paraná, como também em outros estados. As indústrias estão em aperfeiçoamento contínuo, investindo em aquisição de equipamentos modernos para o setor têxtil, além de contar com profissionais de alta qualidade e vasta experiência no ramo. A produção têxtil vem se refletindo fortemente no setor comercial do município, com novas empresas e maior geração de empregos.

Irati – É um município turístico, muito conhecido pela sua gastronomia, em especial pelo prato típico do município borrego no rolete, que é temperado e assado no fogo. O prato consiste na carne de ovino até doze meses de vida e é servido acompanhado com arroz e saladas, principalmente na Festa do Borrego no Rolete. A gastronomia local recebe influência de vários imigrantes como eslavos, alemães e italianos.

Ponta Grossa – Conhecida como Princesa dos Campos e Capital Cívica do Paraná, a cidade tem sua economia baseada na agricultura, na indústria, no comércio e no turismo. O setor econômico teve três grandes impulsos durante o século XX. O primeiro em meados de 1900, com a instalação da ferrovia, o segundo na década de 1970, com a instalação de grandes indústrias da área alimentícia e moageira, e o terceiro na segunda metade da década de 1990, com a instalação de grandes empresas nacionais do setor logístico e comerciário. Hoje, o município é altamente fortalecido também pelo turismo, contando com diversos atrativos naturais, espaços para a prática de esportes radicais, caminhadas, cachoeiras, contato com a natureza e os famosos pontos turísticos: Parque Estadual Vila Velha,  Buraco do Padre e a Cachoeira da Mariquinha.

 

Siga
Redes sociais
Parceiros